LANÇAMENTO DO LIVRO
" CONTANDO A ARTE DE WALDE-MAR"
de Kimy Otsuka Stasevskas e Oscar D´Ambrosio
Waldemar volta a Timburi para
lançamento de livro sobre sua história
Waldemar volta a Timburi para
lançamento de livro sobre sua história
Em entrevista à Radio Paranapanema
Walde-Mar fala sobre a emoção do retorno
a sua terra natal para o lançamento de livro
sobre sua história
a sua terra natal para o lançamento de livro
sobre sua história
Prefeito Paulinho, Presidente da Câmara Antonio Gil e Walde-Mar
Walde-Mar autografando livro ao lado da escritora Kimy
Walde-Mar cercado por admiradores
Walde-Mar, um grande artista,
um grande homem, um grande timburiense
Walde-Mar de Andrade e Silva (Timburi, 1933) é um ator, artista plástico, escritor e pesquisador brasileiro.Em 1966, cursou artes cênicas com o professor Eugênio Kusnet no Teatro Oficina em São Paulo. Interessa-se desde muito cedo pela etnologia, que irá permear toda sua produção artística e intelectual. Pesquisador da cultura indígena, viveu por vários anos com grupos étnicos no Parque Nacional do Xingu, com apoio dos irmãos Villas Bôas. Como escritor, publicou Lendas e Mitos dos Índios Brasileiros, editado na Alemanha e no Japão.
No campo das artes visuais, a temática indígena e as paisagens naturais também servem de tema central ao seu trabalho. Possui obras em acervos de diversas instituições nacionais e internacionais, como o Museu de Antropologia da Universidade Estadual de Indiana, Museu de Antropologia da Universidade Estadual de Michigan, Museu de Arte Contemporânea de Skopje, entre outros.
Fundou o Centro de Informação da Cultura Indígena e, em 2005, criou o Museu do Índio de Embu, com objetos de interesse artístico, histórico e etnológico, angariados durante sua estadia no Parque Nacional do Xingu e em diversas visitas a grupos culturais indígenas das regiões Norte e Centro-Oeste do Brasil.
A imagem do índio brasileiro é o grande tema das exposições individuais e coletivas realizadas na Europa, nos EUA e no Brasil pelo pintor Walde-Mar. Ele é também fundador do Museu do Indio, localizado no Embu, SP, único da Grande São Paulo sobre o assunto. Ali, conserva, pesquisa e expõe um acervo de mais de 500 peças das mais importantes etnias dos índios brasileiros.
A dedicação de Walde-Mar à causa indígena faz dele um artista diferenciado, seja pela temática seja pela forma como seu assunto aparece na pintura, marcada sempre por grande delicadeza, sensibilidade e profusão de cores, numa valorização da natureza e das lendas e costumes indígenas.
Kimy Otsuka Stasevskas
É graduada em Psicologia ( PUC-SP), mestre ( 1999) e doutora ( 2004 ) pela Faculdade de Sáude Pública/USP-SP. Suas principais pesquisas acadêmicas possuem uma perspectiva cultural, social e histórica e se encontram publicadas em www.teses.usp.br.
Já publicou trabalhos acadêmicos como autora e colaboradora. Atualmente, é professora universitária e diretora cultural do Museu do Índio.
Junto a etnias indígenas desenvolve trabalhos de intercâmbio, sensibilização e difusão, nacional e internacionalmente, com interesse no fortalecimento de diferentes culturas. Utiliza-se da abordagem cultural como ferramenta para o resgate da identidade, cidadania e enfrentamento do mundo moderno. Iniciou a pintura a óleo sobre tela e participou de exposição no Centro Empresarial de São Paulo.
fotos: Almir Minozi e João Francisco
fontes: Wickpedia e do livro " Contando a Arte de Walde-Mar"
agradecimentos à Walde-Mar e Kimy Otsuka por permitir a exposição de suas imagens
.
Sou prof. de Artes em Fartura-SP e conheci um pouco do Waldemar num livro escolar onde aparecem alguns de seus quadros. Não sabia que na vizinha cidade de Timburi havia nascido um talento como o Waldemar. Estava pesquisando sobre ele no Google e encontrei o seu blog, que conta em poucas palavras a aventura que é sua vida. Obrigada pelas informações e até mais. Flaviana
ResponderExcluir